top of page

Você já leu "As variações de Lucy"?

Atualizado: 22 de mai. de 2020

Me encantei pela história e resolvi escrever esse post para você se encantar também!


Eu não sei vocês, mas adoro ir em feiras de livros pela cidade e comprar livros com preços super acessíveis. Numa dessas idas, eu me deparei com o livro “As variações de Lucy”, de Sara Zarr, e me chamou bastante atenção. Apesar de ser uma história de ficção, o tema é música... então já sabem, né? Comprei na hora e foi a melhor coisa que eu poderia ter feito!

A história é sobre uma menina de 16 anos chamada Lucy Beck-Moreau que cresceu com o seu futuro decidido pela família: se tornar uma grande e famosa pianista. Desde pequena, a carreira é traçada de forma rígida pela mãe, uma pianista frustrada e considerada sem talento, e o avô, rigoroso e pode-se dizer que também é bastante frio.


Apesar das horas intermináveis de treinos, o talento de Lucy era inegável. Assim, ela começa a ser requisitada para concertos e recitais do mundo todo. Próximo a se apresentar em Praga, as condições de saúde de sua avó pioraram. Mesmo querendo ficar em casa, o avô mentiu sobre o estado da esposa e impôs que Lucy viajasse. Momentos antes de se apresentar, a menina de 16 anos recebeu a notícia da morte de sua avó, sentindo-se traída pelos pais e o avô. Além de abandonar o palco nesse dia, ela abandonou a música por quase um ano.


Com a suposta desistência de Lucy, ela se torna a vergonha da família e o irmão mais novo, Gus, assume a missão de se tornar o famoso pianista da família Beck-Moreau. Nesse tempo, a professora falece e quem assume as aulas é o jovem musicista Will, que acaba tendo grande importância nesse processo de Lucy.


Enquanto o irmão praticava, Lucy começou a viver um processo de autoconhecimento, passando por momentos de dúvida, culpa, arrependimento, rebeldia, liberdade, amor e descobrimento. Pode-se dizer que um dos maiores bloqueios de voltar a música era que, em sua cabeça, ela acreditava que voltar a tocar, mostraria para o avô que ele sempre esteve certo sobre o seu futuro e não queria que ninguém voltasse a comandar a sua vida profissional novamente.


Durante todo esse tempo, Lucy redescobre a sua paixão pela música e pelo piano através de Will. Com toda ajuda, ela começa a traçar, por escolha própria, o seu destino dentro do mundo da música.


Eu achei essa história maravilhosa. Por mais que seja ficção, nós sabemos que isso acontece em muitas famílias, né? O jeito que a autora Sara Zarr conduz a história de Lucy é viciante, porque a personagem vai crescendo ao longo do livro e você quer saber o que vai acontecer.


Indico muito esse livro não só por achar a história encantadora, como também mostra a realidade de muitos que estão no mundo da música e em qualquer profissão. Tenho certeza que você vai se apaixonar por Lucy e todas as suas descobertas.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page