top of page

Mulheres na Música: conheça Thaysa Pizzolato


Nascida em São Paulo, mas capixaba de coração, Thaysa Pizzolato tem se destacado cada vez mais na cena do Espírito Santo. Musicista e produtora musical, ela acompanha diversos artistas em gravações de estúdio e shows ao vivo.

Thaysa faz parte da banda Auri, mas já dividiu palcos com My Magical Glowing Lens, A Transe, Melanina Mcs, Gabi Brown, Dan Abranches e Bernardo John. Atualmente ela também tem o seu projeto solo e lançou nas plataformas digitais o primeiro EP exatamente HOJE chamado Low Hype Machine.

Essa semana ela vai representar o Mulheres na Música e contar um pouco do início na música, influências e o espaço das artistas nesse meio.

Confira aqui:

Just Play! - Qual e como foi o seu primeiro contato com a música?

Thaysa - Meu carinho pela música veio, sem dúvidas, pelo meu pai e pela minha mãe. Os dois sempre ouviram muita música em casa e sempre tocaram algum instrumento pela casa (meu pai toca violão, guitarra e teclado e minha mãe canta e toca violão). Quando era criança, eles me animaram de fazer aula de piano clássico. Depois disso fui pro teclado e nunca mais larguei.

Just Play! - Em que momento você decidiu seguir a carreira musical?

Thaysa - A música sempre foi uma paixão muito forte, mas meio que foi acontecendo naturalmente. Sou formada em Publicidade e Propaganda e, num primeiro momento, essa era a primeira opção de um "caminho" a seguir. Há uns 4/5 anos atrás comecei a acompanhar bandas em shows e, paralelamente, fui estudando e tentando me profissionalizar na música. Quando percebi, já me dedicava a maior parte do tempo com a música e o amor por essa profissão é indiscutível. A partir daí decidi que música seria minha prioridade e estamos aí no corre!

Just Play! - Quais são as suas maiores influências musicais?

Thaysa - Como tecladista, meu ouvidinho sempre tem uma atenção especial pro instrumento. Desde adolescente eu curto muito os trabalhos do Mike Shinoda como musicista e produtor. Sou apaixonada também pela Norah Jones e Diana Krall, acho que minhas maiores inspirações no piano. O Cory Henry é um musicista/artista que me fez querer estudar meeeesmo o instrumento de uns anos pra cá, meio que fez virar uma "chavinha" na minha cabeça, hahahaha. Mas no geral são influências de muitos artistas e bandas, de estilos variados.

Just Play! - Você faz parte da banda Auri. Como começou essa trajetória do grupo?

Thaysa - Eu entrei na Auri um pouco depois da banda já existir, no mundo dos ensaios, hahaha. A formação da Auri foi se fixar em 2016, quando lançamos o primeiro single. De lá pra cá lançamos um EP (Resiliência), o single “Quintal” e, em 2020, lançamos uma session ao vivo, no Estúdio Mantra, e um EP instrumental (Atauri).

O rolê tem sido de muito aprendizado pra banda toda. Eu, particularmente, amo fazer parte da Auri. Somos muito amigos, o que deixa o trabalho sempre mais leve.

Just Play! - Como é o cenário de bandas em Vitória?

Thaysa - Acho que a cena musical daqui nunca foi tão forte, em termos de produção, quantidade de lançamentos e, principalmente, qualidade. São muitos artistas e bandas de estilos variados lançando muita coisa muito boa. Eu tenho um orgulho danado de ser daqui. Como em muitos lugares pelo Brasil, a gente tá na "briga" por mais espaço dentro da própria cidade, principalmente quando se pensa em espaços para tocar com valorização e espaços de divulgação.

Just Play! - Qual foi a sua maior conquista na música até agora?

Thaysa - Acho que ainda conseguir percorrer esse caminho, sabe? Ser musicista é uma profissão difícil, acho que "persistência", aliada a vários outros fatores, é muito importante. Sou grata a várias coisas que a música me mostrou e me deu até aqui: aprendizados, amizades, oportunidades, experiências, etc. A gente vai trabalhando, dia a dia, pro caminho ir se abrindo mais e mais.

Just Play! - Qual é o seu maior sonho na música?

Thaysa - Essa pergunta é DIFÍCIL, hahaha. Acho que desde ficar bem velinha e ser reconhecida pelo meu trabalho até algo mais caricato, como ganhar um Grammy, um Oscar de melhor trilha sonora ou dividir o palco com a Alicia Keys.

Just Play! - Qual é a sua opinião sobre as mulheres na música? Você acredita que esse espaço está crescendo? Pra você, o que ainda falta para que as artistas tenham o mesmo tipo de visibilidade que os homens?

Thaysa - Observo que está crescendo sim, mas pode e deve crescer muito (MUITO) mais! Infelizmente o preconceito e o machismo existem no dia a dia da música. O espaço para mulheres artistas/musicistas e também as que trabalham nos bastidores do meio musical ainda é reduzido. A gente vem conquistando nosso espaço com trabalhos de qualidade. Acho que a nossa união é sempre muito importante e espaços que dão essa oportunidade são fundamentais. Infelizmente essa igualdade de espaço, valorização, visibilidade e até financeira não virá da noite pro dia. É um trabalho de construção e desconstrução que vamos fazendo com a força da nossa arte.

Conheça o trabalho da Thaysa Pizzolato:


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page