top of page
Foto do escritorLudi Villalba

Mulheres na Música: conheça a cantora Caroline Alves


A carioca Caroline Alves carrega uma bagagem incrível no mundo da música!


Com uma mistura de leveza e ousadia, voz suave mas com bastante atitude, Caroline está consolidando cada vez mais a sua carreira com singles e parcerias. Engajada, a cantora traz um emponderamento muito forte nos seus trabalhos.


Hoje ela vai representar o quadro “Mulheres na Música”, contando um pouco da carreira, influências e experiências.


Confira aqui:


Just Play! - Como começou a sua história na música e em que momento você decidiu que queria seguir essa carreira?

Caroline - Minha história com a música começou muito cedo. Segundo a minha mãe, eu aprendi a cantar antes de falar haha. Eu cantava no karaokê da sala de casa com dois anos a música “My Heart Will Go On”, da Celine Dion. Temos um desses momentos registrados em vídeo e ele é simplesmente incrível! Mas eu sempre fui extremamente tímida e só comecei a cantar em público aos 15 anos em mostras culturais da escola. Eu componho desde os 14, mas só tive coragem de mostrar minhas composições para outras pessoas sem ser meus pais aos 19 anos, no meu primeiro show em um pub, na Lapa, aqui no Rio de Janeiro. Foi a partir desse dia que me entreguei de vez à música e comecei a construir minha carreira como cantora e compositora.

Just Play! - Quais são as suas maiores inspirações no meio musical?

Caroline - Atualmente as minhas grandes inspirações têm sido a Rihanna e a H.E.R no cenário internacional e aqui no Brasil da galera nova Iza, Clau, Lourena… Mas não posso deixar de mencionar a Gal Costa que desde o início me inspirou demais enquanto cantora.

Just Play! - Em 2013 você participou do Festival de Música Ivan Lins mesmo sendo ainda muito jovem. Como foi essa experiência?

Caroline - Foi simplesmente incrível! Pela primeira vez eu me apresentava em um festival com a presença de um artista grande e com uma infraestrutura muito bacana. Eu lembro de estar muuuuito nervosa antes de me apresentar, mas quando subi no palco me senti poderosa haha! Poder cantar para o Ivan Lins e depois junto com ele no palco foi maravilhoso. Ganhei experiência e conheci pessoas incríveis…É um momento que lembro com todo carinho do mundo.

Just Play! - Além de cantora, você também é compositora. Como é o seu processo de criação das canções? São baseadas em experiências pessoais?

Caroline - O processo depende muito de cada música. Mas na maioria das vezes eu prefiro começar pela história que eu quero contar, depois encontro os acordes, crio a melodia e coloco a letra por último. Antes eu ficava esperando pela inspiração, mas a inspiração é algo que vem aleatoriamente, né? Então para criar o hábito de compor, nem sempre as músicas são histórias que aconteceram comigo. Muitos desabafos de amigos meus viram música e também tem casos que eu invento personagens para contar uma história, que é o caso da música “Aconteceu Assim”. Mas muitas são sobre minhas experiências também. Enfim, depende muito.


Just Play! - As mulheres ainda estão lutando por um espaço de igualdade de gênero e isso reflete também na indústria musical. Qual é a sua opinião sobre isso? Você acredita que ainda falta muito pra artistas mulheres terem o mesmo reconhecimento que os homens ou isso já está mudando?

Caroline - Pelo que eu observo especificamente na área musical, acredito que isso está mudando quando falamos de cantoras, pois já é aceitável há um tempo ter mulheres ocupando esse espaço. Mas as outras profissionais da música ainda são muito silenciadas. É muito difícil, por exemplo, falarmos de produtoras musicais, instrumentistas no geral, técnicas de som, roadies mulheres e até mesmo compositoras… No geral o mercado musical é predominantemente masculino e na maioria das vezes as mulheres não ganham a mesma credibilidade que os homens. Isso dificulta no reconhecimento e destaque das mesmas e reforça esse cenário patriarcal que já estamos cansadas de ver.

Just Play! - Qual é o seu principal objetivo como artista em relação às pessoas que te acompanham? Trazer alegria? Emponderamento? Auto-aceitação?

Caroline - O principal objetivo é que elas se identifiquem e percebam que não estão sozinhas nunca. Empoderamento feminino é uma bandeira que gosto muito de levantar também sempre, mostrar que somos capazes de ser e fazer o que quisermos.


Just Play! - Você tem um canal no YouTube onde posta autorais e covers. Como surgiu a ideia de criar esse canal?

Caroline - A ideia surgiu depois de uma viagem que fiz com algumas amigas que insistiram pra eu criar e postar covers semanalmente aos 15 anos. Eu morria de vergonha, mas elas falaram taaaanto que eu fiz. Desde então venho alimentando ele com os tradicionais covers e minhas músicas autorais também.

Just Play! - Quais são os seus planos para o futuro?

Caroline - Mais lançamentos autorais e algumas colaborações com outros artistas também!! Esse ano voltei com tudo e mergulhei de cabeça na carreira artística! Teremos muitas novidades!

Just Play! - Como você descreve a Caroline artista?

Caroline - Caroline artista é espontânea, carismática, sensuelem e muito faladeira.


Conheça o trabalho da Caroline Alves:


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page