top of page
Foto do escritorLudi Villalba

6 cantoras que promovem o feminismo através da música

No Dia Internacional da Mulher, você vai poder conferir canções sobre emponderamento, abuso e poder feminino.



Hoje, dia 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher.


Atualmente essa data é vista como uma oportunidade para que todos avaliem as próprias atitudes ao longo do ano. As mulheres não estão mais satisfeitas recebendo apenas flores e chocolates nesse único dia e depois sendo desprezadas nos outros 364 dias do ano. Elas lutam por respeito, igualdade de gêneros e muito mais.


O feminismo, movimento de emponderamento entre as mulheres, é visto de várias formas na mídia, inclusive na música. Algumas artistas usam as melodias para desconstruir a imagem de objetificação feminina.


Assim, separei 6 cantoras que promoveram o feminismo através da música.


1) Aretha Franklin - "Respect"


Aretha Franklin pegou a música lançada por Otis Redding sobre como um homem quer respeito ao "trazer dinheiro para casa" e a transformou em um marco de luta das mulheres.


Na versão nova, a letra mostra uma mulher forte e confiante.



2) Beyoncé - "Flawless"


A diva do Pop popularizou a imagem feminista com o lançamento de "Flawless", que incluiu um trecho do discurso "Nós Todos Dveríamos Ser Feministas", da ativista africana Chimamanda Ngozi Adichie.



3) Lady Gaga - "Till It Happens to You"


Gaga sempre foi excêntrica e diferente no cenário musical. Suas letras defendem a quebra dos padrões, para que possamos ser quem quisermos. No Oscar 2016, ela interpretou a canção “Till It Happens to You”, que expressa o sofrimento de quem já sofreu abuso sexual, e a performance contou com vítimas no palco.




4) Nicki Minaj - "Get On Your Knees"


Nicki também defende abertamente o feminismo. Ela fala o que pensa, e manifesta sua opinião através de músicas como “Get On Your Knees”, em parceria com Ariana Grande. Por ser uma mulher rapper, em um meio majoritariamente masculino, ela resiste e luta por seu espaço. Além disso, sempre encoraja as meninas a reconhecerem seu próprio valor e irem para a escola ao invés de correrem atrás de garotos.



5) Pitty - "Desconstruindo Amélia"


Pitty é uma cantora que sempre falou sobre o feminismo na mídia. Ela afirmou que quer mais mulheres nessa luta e mais homens apoiando o movimento. A cantora explicou sobre os estereótipos que a sociedade aplica à mulher e, assim, contou através da música "Desconstruindo Amélia" a história de uma que resolveu mudar as coisas, além de abordar a desigualdade de gêneros.



6) Kesha - "Woman"


Após passar por um longo processo, onde denunciou o produtor Dr. Luke por assédio, a cantora Kesha voltou em 2017 com o disco Rainbow e foi muito bem recebida por público e crítica. Nele aparece a canção “Woman”, que fala sobre empoderamento feminino.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page