Há exatos 50 anos nós perdíamos o ícone do Rock ‘n’ Roll, Jimi Hendrix. A causa da sua morte tem várias versões e muitas incertezas. Uma delas é que ele teria morrido asfixiado pelo próprio vômito. Isso aconteceu quando o astro tinha 27 anos, entrando para o tal famoso e triste “Clube dos 27”, nome dado pelo fato de outros artistas do rock e do pop terem falecido nessa mesma idade de forma trágica.
A verdade é que mesmo após todo esse tempo, Hendrix se tornou uma lenda. Ele continua sendo uma das maiores influências para os músicos, passando por várias gerações. Ele está mais vivo do que nunca na alma dos admiradores de música, principalmente dos roqueiros.
Como homenagem, o Just Play! separou algumas curiosidades sobre o inesquecível Jimi Hendrix.
Confira aqui:
1) Em maio de 1959, Hendrix se alistou no exército em Fort Campbell, no estado do Kentucky, e serviu ao serviço militar como paraquedista. Ao contrário do que muitos pensam, Jimi Hendrix não foi liberado do exército porque apoiava o ideal hippie e lutava em prol dos ideais de liberdade e paz. Ele foi dispensado do serviço militar após quebrar um tornozelo em um salto de paraquedas.
2) Hendrix atendia por vários nomes. Nascido em 7 de novembro de 1942, foi batizado como Johnny Allen Hendrix, mas, quando mais novo, era chamado de Buster. Assim que foi liberado do exército, seu pai mudou seu nome para James Marshall Hendrix.
3) Seu pai incentivou seus talentos musicais, comprando seu primeiro violão quando tinha quinze anos de idade e o colocando no caminho da sua futura vocação. Um ano depois, Al comprou sua primeira guitarra elétrica, uma Supro Ozark 1560S.
4) Jimi trabalhou como guitarrista de estúdio sob o nome de Jimmy James. Até o final de 1965, ele havia tocado com diversas bandas, incluindo Ike e Tina Turner, Sam Cooke, The Isley Brothers e Little Richard. Seus shows com Little Richard enfrentaram algumas controvérsias devido aos trajes chamativos de Jimi - Richard achou que nada deveria desviar a atenção de uma estrela e então Jimi saiu e formou o Jimmy James and the Blue Flames.
5) Tudo indica que a atitude de incendiar guitarras no palco se deu porque Jimi queria impressionar, mas ao mesmo tempo se diferenciar da performance dos integrantes do The Who, que tinha como hábito quebrar os instrumentos durante os shows. O Monterey Pop Festival de 1967 ficou marcado pela apresentação de Hendrix na canção “Wild Thing”, quando ateou fogo na guitarra pela primeira vez.
6) Ele chamava a sua música de "electric church" (igreja elétrica), porque ele acreditava que a música era a sua religião. Sua crença é posta em prática no Experience Music Project em Seatle, onde um quarto é chamado simplesmente de Sky Church, um grande salão inspirado pelo conceito de um lugar onde as pessoas de todas as idades, interesses e classes poderiam se reunir para curtir a música de Jimi.
7) Jimi não inventou a técnica de tocar com os dentes. Ele aprendeu o truque no Tennessee, depois de ver Butch Snipes fazendo o mesmo. Segundo ele, se você não tocasse assim em Clarksville, levava um tiro.
8) Sua primeira banda de verdade se chamava The Casuals. Eles mudaram o nome para King Kasuals quando descobriram uma banda com o mesmo nome em Nashville.
9) Jimi Hendrix era extremamente perfeccionista. Uma prova disso é que ele chegou a regravar a música “Gypsy Eyes” mais de 50 vezes.
10) Sua famosa Fender Stratocaster foi esculpida na lápide.
Comments