Jovens tem se destacado no cenário musical e dividido opiniões.
Provavelmente você já ouviu pelo menos o nome dessa banda ou algo como “aqueles caras de 20 anos que imitam o Led Zeppelin”. Já sabe de quem eu estou falando? Da banda de Michigan Greta Van Fleet.
O grupo é formado pelos irmãos Josh, Jake e Sam Kiszka e, o baterista, Daniel “Danny” Wagner. No início de 2014, eles gravaram um EP ao vivo - intitulado "Greta Van Fleet: Live in Detroit". Isso com certeza fez um certo barulho na cena local e resultou num contrato com a Lava Records. O single "Highway Tune" estourou no início de 2017 enquanto a banda vinha tocando cada vez mais em grandes festivais, como o próprio Lollapalooza.
Tanto visualmente quanto sonoramente, os meninos ressaltam pelo estilo fora de época. As semelhanças são notórias do mundo do rock’n’roll dos anos 70. O principal destaque vai para o vocalista Josh. Os trejeitos e a voz têm totalmente a influência do icônico Robert Plant. Além disso, a sonoridade da banda não foge da comparação com o Led Zeppelin.
Ao ser questionado sobre isso, Josh confirma a similaridade, mas acredita que esses comentários foram longe demais.
“Óbvio que percebemos. Foram eles que nos influenciaram. Mas chegamos naquele momento que ‘ok, já sabemos disso, agora está na hora de esquecer isso’.”
Com toda essa discussão, a banda vem dividindo opiniões no meio da música. O músico e produtor Steven Wilson enxerga Greta Van Fleet como algo negativo.
"Eles são terríveis. Uma piada. Eles são o exemplo de uma banda de caras jovens e bonitinhos, igual uma boy band, mas que toca uma versão podre e de terceira categoria do Led Zeppelin. Mas eles são bonitinhos e tem todo o suporte da mídia e da máquina comercial por trás deles", opinou.
Slash admira a qualidade do som dos jovens, mas também não gosta muito da ideia do grupo se parecer tanto com a banda dos anos 70.
“Eu gostaria que eles não se parecessem tanto com o Led Zeppelin. Mas, ainda assim, a ideia de quatro jovens subindo ao palco e apenas tocando pra caralho com alguns amplificadores e uma bateria e, apenas tocando seus instrumentos, como um oposto de toda essa merda acontecendo, você sabe, isso é realmente saudável, e eu acho isso inspirador. “
Já o rei do shock rock, Alice Cooper, apoia e se mostra extremamente empolgado com o possível futuro do rock com as novas bandas como dos meninos de Michigan.
“Olhe para o Greta Van Fleet! As pessoas estão prontas para um novo Led Zeppelin! Então, o rock de guitarra, mais uma vez, vai assumir a liderança!”, comentou com animação.
A banda vem se destacando tanto que até o próprio Robert Plant deu a opinião e, de certa forma, fez sua benção.
“Eles são o Led Zeppelin I”, disse o músico.
Em seguida, ele falou sobre o vocalista Josh Kiszka.
“É um jovem cantor de bela voz. Eu odeio ele... O cara pegou emprestado a voz de alguém que eu conheço muito bem!”, brincou.
Depois disso tudo, goste ou não do som dos caras, é impossível negar o tamanho e proporção que o Greta Van Fleet vem atingindo. Elogiando ou não, o quarteto está na boca de todo mundo.
Eu, particularmente, apoio a banda. Atualmente tenho me aprofundado mais no trabalho dos meninos. Na minha opinião, é raro ver pessoas na faixa de 20 anos tocando e cantando tão bem e seguros como eles. Apesar disso, acredito que deveriam se soltar mais da forte influência do Led Zeppelin para poderem criar a própria identidade. Eles ainda são muito novos e acho que vão ter um grande futuro pela frente. Consequentemente a maturidade vai surgir e, com isso, a qualidade e o estilo do som também vai amadurecer.
Comments