top of page

Dookie | 27 anos do álbum que mudou a história do Punk Rock


No dia 1º de fevereiro de 1994, Dookie veio ao mundo. Este foi o terceiro álbum de estúdio lançado pela banda norte-americana Green Day. Esse trabalho se tornou uma sensação e extremamente necessário no cenário musical mundial.


Ao mesmo tempo, causou debates e controversas no cenário Punk Rock, com diversas críticas acusando o trio de estarem se vendendo para a indústria. De certa forma, o grupo foi "banido" do cenário underground, mas em contrapartida, lideraram o mainstream e levaram o Punk Rock para um novo patamar, deixando de ser apenas um estilo "sujo" e de "banda de garagem" para um som mundial que atinge diversas classes.


Dookie trouxe diversos hits, como Good Riddance (Time of Your Life), When I Come Around, Basket Case, Longview, entre diversos outros. Todos eles ficaram em primeiro lugar na parada musical de Rock moderno na Billboard. O trabalho vendeu mais de 20 milhões de cópias ao redor do mundo. Além disso, está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock And Hall of Fame.

Não satisfeitos, Dookie ganhou um Grammy por "Melhor Álbum de Música Alternativa". Além de ter levado o troféu pra casa, o trio também recebeu indicações por artista revelação, melhor performance de grupo vocal por Basket Case e melhor performance de hard rock por Longview.


Após o sucesso do segundo álbum Kerplunk, uma série de grandes gravadoras se interessaram no Green Day. Mas a banda escolheu o produtor que estava no início de sua carreira, Rob Cavallo, que acabou trabalhando com a banda na grande parte de seus álbuns, incluindo Nimrod, Insomniac e American Idiot. O trabalho do produtor com o Green Day iniciou a carreira de Cavallo, que trabalhou depois com Linkin Park, My Chemical Romance, Eric Clapton, Black Sabbath, Phil Collins e muito mais.


A maioria das canções foi escrita pelo cantor Billie Joe Armstrong, exceto Emenius Sleepus, escrita pelo baixista Mike Dirnt, e All By Myself, composta pelo baterista Tré Cool. O disco falou sobre várias experiências dos músicos, como ansiedade, ataques de pânico, masturbação, orientação sexual, ex-namoradas, etc.


Dookie revoluciou e tem um papel enorme na geração Punk Rock que surgiu anos depois. O Green Day abriu várias portas para bandas que não teriam o mesmo espaço se não fosse a explosão que rolou em 1994. Sem toda essa mudança, Rancid, Blink-182, New Found Glory, Sum 41, Paramore, Fall Out Boy, Panic! At The Disco e diversas outras bandas definitivamente não seriam as mesmas hoje.


Quem diria que o Punk, visto com olhares tortos por muitos, fosse conquistar tudo isso no meio mainstream?


0 comentário
bottom of page