top of page

Entrevista: Luke Friend fala sobre o início na música, novo single “Wonder”, futuro e muito mais!


Nascido em Leeds, na Inglaterra, o cantor Luke Friend, de 24 anos, teve o seu primeiro contato na música muito cedo. Em 2013, o músico participou do X Factor UK e foi finalista do programa, ganhando visibilidade para o trabalho solo. Atualmente ele faz parte da gravadora independente Humble Angel Records.


Luke Friend deu uma entrevista exclusiva para o Just Play! e contou como foi o início na música, experiências profissionais, seu novo single “Wonder”, além de muito mais! Confira aqui em baixo!


Just Play! - Primeiramente gostaria que você falasse um pouco da sua história na música.

Luke - O meu início foi bastante humilde e simples. Eu basicamente aprendi a tocar violão com um amigo da família. Antes disso, eu estava em um coral e essa era minha única experiência de cantar ou qualquer tipo de contato com a música que eu tinha na época. Mas quando eu ganhei mais experiência com o violão, foi quando as portas começaram a se abrir. Comecei a me apresentar em locais públicos e escrever o meu próprio material aos 14 anos.


Just Play! - Você tinha apenas 17 anos quando participou do X Factor em 2013. Como foi essa experiência? O que mudou na sua vida?

Luke - Surpreendente! Ainda olho para trás quase como se fosse em outra vida e isso não tivesse acontecido comigo. Definitivamente me deu a confiança necessária para me apresentar para públicos maiores e entender como a mídia pode tentar te atacar e danificar, se necessário. Eles nem sempre estarão do seu lado e tá tudo bem.


Just Play! - Um fato curioso é que todos ficaram surpresos com o seu cabelo durante as audições do X Factor. Depois de 7 anos, você fez diversas mudanças no seu cabelo. Como foi essa transição capilar?

Luke - Bem, acho que foi apenas uma mudança natural. Eu acredito que fiquei um pouco cansado das pessoas ficarem mais obcecadas com a minha aparência do que com a música. Portanto, a única maneira de mudar isso foi cortar tudo! Foi uma mudança necessária e eu estou feliz!


Just Play! - Você atuou na peça “American Idiot – The Musical” ano passado. Como você soube dessa oportunidade e o que mais gostou de toda essa experiência?

Luke - Foi através de uma empresa de management que eu estava anteriormente. Nós ainda tínhamos um bom entendimento e eles enviaram o e-mail da audição para mim! Viajar por aí e ser capaz de me apresentar em alguns teatros absolutamente maravilhosos. Meu sonho de infância era me apresentar no Alhambra, em Bradform. Eu assisti tantos shows por lá durante a minha vida. Isso foi um sonho que se tornou realidade. Um mega bônus de tudo isso é que eu sou um grande fã do Green Day!


Just Play! - Você lançou uma música esse mês chamada “Wonder”, que a propósito é uma ótima canção! Você pode falar um pouco sobre “Wonder”? Como foi o processo de produção e o que você considera de diferente desta música comparada com outras composições que você tem escrito ao longo destes anos.

Luke - Obrigado! Começou como qualquer outro dia de sessões de composição. Eu estava com meu grande amigo Ryan Keen, que é um músico incrível, e costumamos escrever muito juntos. Geralmente, criamos ideias de licks nas guitarras (pedaços de solo usados para dar sentidos em uma música), conversamos e fazemos trocas entre elas para obter o melhor ajuste. Curiosamente, meu método de escrever músicas começa com o título para avançar na ideia toda da composição. A diferença desta canção em comparação com outras que escrevi é que a narrativa de "Wonder" é sobre um dos meus amigos mais próximos perdendo sua batalha pelo suicídio. Foi uma música difícil de escrever. Nós a escrevemos em 3 horas. É a minha música favorita de todas que eu já escrevi.


Just Play! - Falando sobre os tempos difíceis que estamos vivendo, na minha opinião, a arte não é tão valorizada quanto deveria ser normalmente. Mas, neste momento, durante a quarentena, a arte está salvando todos nós. Qual é a sua opinião sobre isso? Você acha que as pessoas podem mudar de ideia sobre a arte?

Luke - Isso é verdade. Eu acho que é fácil esquecer o quão importante é a arte quando você esquece que está dentro da sua vida em todas as direções que você olha. Quer você seja artístico ou não, sem arte não há expressão, força motriz para criar uma imagem, uma situação, um movimento para entender uma emoção de uma maneira abstrata e emocionante. Quero dizer, como seria CHATA a vida sem entretenimento, música e arte? Eu odiaria pensar em um mundo sem isso. A arte é subjetiva! Obviamente, tudo depende de opiniões, mas ainda pode ficar sem falar. Ela faz a sua própria afirmação quer você entenda ou não, fazendo sentido ou não.


Just Play! - Nós ainda não temos uma perspectiva de quando as nossas vidas voltarão ao normal novamente. Na sua opinião, como os artistas podem continuar trabalhando e se mantendo financeiramente neste momento? Talvez pela internet ou através de apoiadores?

Luke - Eu definitivamente acho que qualquer livestream pode ser uma maneira de se manter. Mas é muito difícil, porque, nesse momento, eu acho que a maioria dos artistas não quer abusar de seus fãs, já que ninguém atualmente tem muito dinheiro para luxos, então eles fariam apenas livestream gratuita. Sem shows ao vivo, é muito difícil garantir qualquer tipo de estabilidade financeira. Normalmente já é difícil sem uma pandemia.


Just Play! - O que você tem feito nesse período de pandemia?

Luke - Hahahah bem, muita hibernação, também ando me certificando de manter as pessoas em risco seguras. Tenho colocado minhas opiniões sobre isso publicamente, além do protesto super importante para o movimento Black Lives Matter. Eu acredito em um mundo sem racismo.


Just Play! - Quais são os seus planos profissionais para o futuro?

Luke - Definitivamente, uma pilha cheia de mais música (espero até que esteja velho e grisalho) e eu realmente amo a cena do teatro musical e das artes e adoraria explorar isso, mais do que eu já tenho feito.


Just Play! - Você tem planos de vir para o Brasil algum dia?

Luke - Eu adoraria ir e me apresentar no Brasil! Quero tocar em qualquer lugar que puder depois que a pandemia terminar. Colocar um pouco de música ao vivo na vida de todos novamente e trazer um sorriso para o rosto das pessoas.


Mal podemos esperar para que você faça um show aqui, Luke!


Confira o novo single "Wonder":



0 comentário
bottom of page